A abadia de Saint Maurice foi construída há aproximadamente 1500 anos atrás. Está situada contra um penhasco numa seção da estrada entre Genebra e Simplon Pass.
Esta localidade ímpar era um local atraente para ser escolhido devido à sua posição defensiva dada pelo penhasco. No entanto, o planejado provou ser um fracasso devido aos fragmentos de pedra que caíam da colina no edifício.
Ao longo do tempo, estes fragmentos de pedra tiveram uma importante influência em vários danos causados: Em 1611 uma grande pedra causou uma convulsão na abadia, em 1942 uma rocha destruiu a “torre-cruz” e a “nave-portal” do edifício. Fatos parecidos com estes ocorriam constantemente marcando o local ao longo da história.
Nosso projeto busca demonstrar estes acontecimentos particulares da história. Ao suspender 170 toneladas de pedras, ele expressa o perigo à qual estava exposto o terreno. O telhado dá ao interior um ambiente calmo e quase que contemplativo. Construído acima dos edifícios fundamentais, a fim de manter o diálogo entre as fachadas e a face do penhasco. O “teto-pedra” serve como um filtro para a luz e produz uma iluminação uniformemente distribuída e regular.
A engenharia arquitetônica do telhado contém três eixos principais, que estão ancorados na face da colina. A massa de pedras colocadas no topo da estrutura permite a absorção das rajadas de vento.
Material publicado via v2com